terça-feira, 14 de março de 2017

Sebrae estreita parceria com prefeituras do Baixo Parnaíba e Vale do Itapecuru


As reuniões institucionais tem o objetivo de alinhar a atuação do Sebrae nos municípios, como um dos principais parceiros dos gestores públicos. 


A equipe do Sebrae em Chapadinha, tem percorrido municípios das regiões do Baixo Parnaíba e Vale do Itapecuru, realizando uma série de visitas institucionais junto a prefeituras de municípios de sua área de atuação. O objetivo é estreitar a parceria existe e traçar planejamento para o ano de 2017, junto aos gestores públicos municipais
As visitas já aconteceram nos municípios de Vargem Grande, Presidente Vargas, Anapurus, Mata Roma, Nina Rodrigues, Itapecuru-Mirim, Brejo, São Bernardo, Buriti, São Benedito do Rio Preto e Chapadinha.
Larissa Leite, gerente da regional do Sebrae em Chapadinha, é quem lidera os diálogos com os gestores públicos. Dentre os assuntos tratados, o principal foco tem sido políticas públicas, enfatizando a importância da regulamentação da Lei Geral, reativação das Salas do Empreendedor, implantação da Rede Sim nos municípios que ainda não fizeram sua adesão, e curso de formação para os novos agentes de desenvolvimento e compras governamentais.
Na área da educação empreendedora, o Sebrae tem apresentado a metodologia do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Uma proposta da instituição voltada para o ensino fundamental, que incentiva o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores nos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, envolvendo alunos entre 8 a 14 anos de idade.
Além disso, foi tratado também a importância de ações voltadas para as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, envolvendo as merendeiras das escolas públicas municipais.

Para o setor rural foram apresentados os cursos do Negócio Certo Rural, que são realizados em parceria com o Senar, e oficinas do Programa No Campo, desenvolvido do Sebrae.
Já na área de assistência social, a instituição ofereceu o curso Mulher Empreendedora e para a área da saúde, o curso “Atendimento Humanizado”.
Segundo a gerente Larissa Leite, a regional teve a preocupação de saber as prioridades das prefeituras através de seus planos de governo e atendendo a essas demandas a instituição pretende realizar um trabalho segundo as expectativas de cada município.
“O Sebrae se coloca à disposição dos novos gestores públicos com nossas ações que acessa vários setores, com isso, pretendemos elaborar um plano de trabalho para o ano todo”, ressaltou Larissa.
O prefeito de Brejo, José Farias, sinalizou como uma das prioridades de sua gestão, o estreitamento da parceria com o Sebrae. “A parceria institucional do Sebrae para o nosso governo é de grande importância. Então, pretendemos planejar ações em conjunto para a Agricultura Familiar, Artesanato, Cultura e Turismo, elaborando um plano anual de ações para o desenvolvimento da cidade de Brejo,” destacou Farias.
A unidade regional do Sebrae em Chapadinha atende 17 municípios através dos projetos Atividade de Atendimento Regional e Desenvolvimento Econômico Territorial do Baixo Parnaíba (DET), além de ações pontuais que serão realizadas durante o ano. Ainda este mês, outros municípios serão visitados pela equipe do Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário