sábado, 28 de janeiro de 2017

Hospital regional de Itapecuru informatiza e melhora atendimento ao público

Imagem meramente Ilustrativa
O governo do estado do Maranhão, através da secretaria de estado da saúde, começou nesta semana o processo de informatização de todos os sertores do hospital regional Adélia Matos Fonseca, em Itapecuru Mirim.
O objetivo é dar mais celeridade ao atendimento na unidade e melhorar a qualidade dos serviços prestados tanto ao grande público como internamente. Uma equipe de técnicos está no hospital instalando novos computadores e atualizando o sistema de rede para que as máquinas estejam todas interlidadas e os diversos setores do hospital tenham maior interatividade.
A primeira mudança a ser sentida será no pronto atendimento. Hoje o paciente chega na triagem faz uma ficha e se direige até o consultório médico com este documento que é entregue ao médico de plantão. Com o novo sistema, a atendente faz a ficha do paciente e o encaminha para o médico que de seu consultório pode acessar de pronto no computador de sua mesa todos os dados coletados pelos profissionais que ficam na triagem.
Foram instalados computadores na direção geral, direção administrativa, secretarias, recursos humanos, triagem, coordenação de enfermagem, posto 1 e 2, consultórios, serviço social, setor de limpeza, farmácia do hospital, almoxerifado, e produção.
Desde 2015 a nova gestão vem ampliando os serviços e melhorando a qualidade do atendimento ao público. Já foi ampliado o número de leitos que passou de 45 anteriores para 90 atualmente, implandato o serviço de ortopedia, ampliação do número de cirurgias eletivas, implantação de ambulatório para atender gestantes com gravidez de alto risco dentre outras melhorias.
Como parte do orçamento participativo do governo do estado, a população escolheu em 2015 através de votação via internet a aplicação dos recursos estaduais na reforma da unidade prevista para início em Março de 2017. Há mais de 20 anos o hospital não passa por uma reforma e o governo Flávio Dino, sensibilizado com a população dos 14 municípios atendidos na região tem constantemente respondido às solicitações da direção.
O novo sistema deve ser entregue na próxima semana, entre Segunda e Terça-feira, afirma o técnico responsável.

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